Como calcular o número de prótons, nêutrons e elétrons

Tabela Periódica

Antes de começar a calcular prótons, nêutrons e elétrons, é muito importante saber que a tabela periódica é indispensável companheira na hora dos cálculos. Até mesmo nas provas da faculdade ou do colegial os professores liberam o uso dela. Segue abaixo um link do nosso site para baixar uma tabela periódica para uso durante o exercício de calculo.

Clique aqui para baixar a tabela periódica

Prótons, nêutrons e elétrons

Representação

Os prótons, nêutrons e  elétrons são representados pelas seguintes letras no artigo:

(p) – Prótons

(n) – Nêutrons

(e) – Elétrons

Parte Teórica

Todo elemento químico tem um número de prótons, nêutrons e elétrons.  Suas quantidades não aparecem na tabela periódica, mas em contrapartida existem alguns cálculos que podem ser feitos para se descobrir esses números, a partir do número atômico (Z) e do número de massa (A) do elemento. Para facilitar o estudo dessa parte é necessário que tenha uma tabela periódica em mãos, para identificar o número atômico e o número de massa. Todo elemento químico apresenta o número atômico abaixo e à esquerda do elemento e a massa fica acima e à direita do símbolo que representa o elemento químico. Diversos cálculos podem ser feitos à partir das fórmulas:

  • p = Z
  • p = Z = e
  • A = p + n
  • n = A – Z

Como você pode perceber, é como se fosse uma engrenagem, se uma funciona, as outras funcionam por tabela, por exemplo, se você souber o número atômico (presente na tabela periódica), a partir da fórmula, você saberá o número de prótons, e consequentemente o de elétrons (já que são iguais pela fórmula Z = p = e). Valendo desses conceitos, podemos chegar também ao número de nêutrons, com a fórmula n = A – Z ou ainda A = p + n.

Colocando em Prática

Como-calcular-o-número-de-prótons-nêutrons-e-elétrons

Então, colocando em prática, vamos ver se funciona mesmo. Usaremos o elemento químico 20Ca40 para o experimento.

Temos que:

Ca

Z = 20

A = 40

Então:

Z = p = e = 20

E também:

A = p + n

40 = 20 + n

N = 40 – 20

N = 20

Então, usando as fórmulas, concluímos que o Cálcio possui Z = 20, p = 20, n = 20, e = 20 e A = 40. Esses cálculos podem ser aplicados para qualquer elemento químico presente na tabela periódica.

Portal de Química

Esse artigo te ajudou? conseguiu resolver seus exercícios? Uma dica muito legal para consultar mais sobre química é acessar o site http://www.soq.com.br/ onde você pode encontrar muito mais informações.,

Mais sobre os Atômos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>